segunda-feira, 23 de abril de 2012

Análise do Plantel do AAC

Aqui fica a minha análise a todo o plantel do AAC que fez História no clube.

Jogadores:

Marinho - O nosso Capitão. É um jogador que serve de grande exemplo para os mais novos, por toda a sua competência, atitude e liderança. Foi um dos 4 elementos que continuou comigo na equipa e fez um Campeonato ENORME, sempre a comandar a equipa na defesa. Fixo à "moda antiga".

Balaxo - Foi o Gr. da época passada que também continuou no nosso conjunto. Gr. muito completo e de grande nível, cresceu imenso esta época. Na 1ª volta do Campeonato alternou com o Kevin o lugar na baliza, mas na 2ª volta principalmente foi um dos "Esteios" da equipa, pois durante quase toda a 2ª volta foi o único Gr. disponível e fez exibições de grande qualidade. Prova disso são por exemplo os jogos com o União e Mora em casa.

André - Sub-Capitão da equipa. Também ele transitou da época passada para esta. É para mim uma das peças principais do nosso conjunto, jogador muito completo (técnica e tacticamente) e que tem uma entrega ao jogo quase insuperável pelos adversários. Da época passada para esta evoluiu bastante e foi também ele um dos "Esteios" da equipa.

João Pestana - Pivô puro, foi o 4º elemento que transitou também para esta época. 2º ano de sénior e 2º ano comigo, a evolução é visível, e para mim este pode vir a ser o melhor Pivô do Campeonato Distrital dentro de 1 a 2 anos se continuar a trabalhar para tal. Tem uma estatura um pouco "anormal" para a modalidade, 1,90m, mas esse facto não invalida toda a qualidade que tem e a sua margem de progressão. Fez 14 golos no Campeonato.

Arquinhas - 1º ano de Futsal. Também ele um pivô, que apesar da sua estreia e de não ser dos que tem mais minutos jogados, alcançou 9 golos no Campeonato, o que é extremamente positivo. É um elemento que está sempre presente e que deve ter falhado 1 ou 2 treinos na época toda, o que é de louvar. Tem imensa margem de progressão também pois ainda é um elemento bastante novo.

David Sezões - Líder Nato. Jogador que já foi campeão distrital por diversas vezes e que já andou na 3ª divisão também. Veio ajudar imenso o grupo e desde cedo que percebeu as ideias de jogo da equipa. Fez um grande Campeonato onde conseguiu o feito de 25 golos no mesmo. Para quem não o conhece até o pode achar um pouco arrogante, mas é uma pessoa fantástica e dotada de grandes princípios. Nada tinha a ganhar ao vir para a nossa equipa (já ganhou tudo no distrito) e tudo tinha a perder (prestigio), por vir para o último classificado da época passada, mas arriscou, aceitou o meu convite e com grande HUMILDADE ajudou-nos a fazer História. Obrigado David. E que me perdoem os outros jogadores deste Campeonato, mas para mim este senhor foi o melhor Jogador do Campeonato Distrital de Seniores de Futsal da Época 2011/2012.

Hélder Mateus - Campeão a época passada pelo Sp. Viana, também ele arriscou vir para as Alcáçovas nesta época a convite da minha parte. Fixo de grande poder físico que tem uma personalidade fantástica. É um elemento que faz um grande balneário e que com o passar das jornadas foi-se tornando cada vez mais importante para a equipa.

Kevin - Gr. ainda júnior, mas que veio reforçar o nosso sector mais recuado. Teve uma 1ª volta de grande nível, na 2ª volta devido a motivos extras esteve afastado quase sempre. Contudo foi um dos 2 Gr. da Selecção Distrital de Évora de sub-19 e para mim pode vir a ser o melhor Gr. do Distrito dentro em breve se continuar a trabalhar, pois tem características únicas e uma velocidade de reacção fora do normal.

Marco - Certamente terá sido uma das grandes surpresas pela positiva deste campeonato. Talvez tenha sido o elemento com mais minutos jogados da minha equipa. 1º ano de Futsal, fisicamente é uma "máquina", fez toda a sua formação até chegar a júnior no Juventude de Évora em Fut11, e tem um pé esquerdo de fazer chorar os adversários. Foi extremamente útil, e se continuar a jogar Futsal, pode vir a ser um dos casos sérios do nosso distrito, pois tem todas as qualidades que um jogador deve ter. Apontou 10 golos no Campeonato.

Metrogos - 1º ano de sénior e 1º ano no AAC. Transitou dos juniores da Casa do Benfica de Viana e veio ajudar imenso a equipa. Tacticamente é dos elementos mais "perfeitos" da equipa. Fisicamente é muito generoso e tem uma entrega de tal forma ao jogo que ás vezes o prejudica. Quando o conheci considerava-o um Pivô puro, mas com o desenrolar da época ganhei um jogador Universal. Grande época deste jogador.

Paulinho - Quem não o conhece? Também já ganhou tudo o que tinha a ganhar, veio dar experiência e ao mesmo tempo qualidade a este plantel. Transitou do Almansor para a nossa equipa esta época e foi um dos elementos mais úteis do plantel. 15 golos marcados, dezenas de assistências, dezenas de faltas ganhas... É um elemento extremamente útil. No balneário é fantástico, e quem já trabalhou com ele sabe do que falo. Quando está bem, é fantástico como jogador e faz coisas muito além de um Distrital, talvez seja o jogador mais completo a todos os níveis da minha equipa. Será um prazer para mim dividir sempre um balneário contigo Paulinho.

PP - Para mim foi de longe o melhor Pivô do Campeonato, e os números falam por si. Melhor Marcador do Campeonato com 33 golos em 10 jogos, é obra. Veio ajudar imenso a equipa na 2ª metade da prova. Obrigado PP pelo teu contributo enquanto fizeste parte desta equipa.

Bruno Carvalho - 1º ano de sénior. Também ele transitou dos juniores da Casa do Benfica de Viana. Elemento com muito valor mas que cedo se percebeu que iria ter muita intermitencia nas suas comparências em treinos e em jogos, peca por isso, pois tem imensa qualidade. 

Alex - Efectuou 1/4 do Campeonato. 1º ano de Futsal, e por não ser opção com tanta frequência optou por deixar a equipa. Obrigado de qualquer forma pelo teu contributo enquanto tiveste presente Alex.

Pinheiro - Jogador da equipa júnior, mas que efectuou todos os treinos com os seniores com vista à sua progressão. Ainda ajudou com o seu contributo em campo em 3 ou 4 jogos oficiais. Jogador fisicamente muito possante e que tem uma grande atitude em campo. Aconselho-o a continuar no Futsal para evoluir ainda mais.

Giga - Jogador que é de 1º ano da equipa júnior, e que também ele treinou sempre com os seniores. Para mim se não deixar o Futsal (já joga no AAC à uns anos), pode vir a ser o "Ricardinho" alentejano, e isto diz tudo. Ainda foi chamado à equipa sénior por uma vez.


Como vêm não apostámos assim tanto nesta época como se diz, pois tínhamos muitos elementos inexperientes no Futsal e no Futsal sénior.


Staff:

Carlos Pia - Director que acompanhou sempre a equipa em todos os momentos, quer nos treinos, quer nos jogos, teve sempre presente. É uma pessoa 5 estrelas e que dá imenso de si ao clube e à equipa sénior. É um dos elementos que "trabalha" para a boa disposição do grupo.

Peitaça - É o nosso massagista e um dos Fundadores do clube, está sempre presente nos jogos e trata dos "meninos" sempre que é preciso. Muito importante e uma segurança para a equipa.

Grilo - Treinador Adjunto, que na época passada era um dos jogadores do meu plantel. Foi muito importante durante toda a época, onde liderou a equipa na difícil vitória em Vendas Novas contra o Ferroviário e orientou sozinho muitos treinos devido à minha ausência por motivos profissionais. Obrigado por tudo Grilo.

André Alves - Meu irmão primeiro que tudo. Ajudou nesta época no desenvolvimento dos Gr. porque na época passada trabalhavam sozinhos. Apesar de nunca ter sido Gr. fez o que pôde para ajudar os Gr. e a equipa. Tratou também de imensos aspectos logísticos, o que é sempre importante. Obrigado também André por toda a força e por tares sempre a meu lado. 

Obrigado a todos os que mencionei e espero que assim como eu, estejam todos orgulhosos por tudo aquilo que fizemos e que trabalhámos.

Tiago Alves
Treinador do AAC



domingo, 22 de abril de 2012

Análise do Campeonato Distrital de Seniores

Aqui fica a análise do nosso Treinador Tiago Alves ao Campeonato Distrital de Seniores de Futsal.

Conforme disse no final da 1ª volta, este Campeonato fica marcado claramente por um grande equilíbrio em todo o Campeonato, e em todas as disputas de posições. Tivemos uma luta até ao fim pelo 1º lugar, pelo 3º lugar, pelo 5º lugar e pela fugida ao último lugar do Campeonato.

Irei agora analisar todas as equipas do campeonato (por ordem de classificação), com base no que vi e na classificação geral:

GUS - Como principal candidato ao título, acabou mesmo por o vencer na última jornada. Equipa muito forte em todas as fases do jogo e bastante organizada, orientada a meu ver por um dos melhores treinadores do distrito de Évora (Pedro Pereira). Foram os mais regulares em todo o Campeonato e acabaram também a meu ver por beneficiar de alguns erros da minha equipa (Alcáçovas), contudo nenhum mérito lhes pode ser tirado e foram uns justos vencedores.

ALCÁÇOVAS AC - Grande Campeonato é o que posso dizer daquilo que a minha equipa fez. Melhor ataque destacado da prova com 128 golos marcados, 2ª melhor defesa com 59 golos sofridos ficando só com mais golos sofridos que o Campeão GUS. Fomos a única equipa 100% vitoriosa em casa e alcançámos resultados também eles algo surpreendentes para quem não conhecia o real valor da nossa equipa. O GUS é um justo vencedor da prova, mas se o Campeonato tivesse vindo para as nossas mãos também não tinha ficado mal entregue e teria sido também justo por tudo aquilo que esta equipa, toda ela renovada trabalhou e lutou até ao último apito do arbitro.

Núcleo Morense - Uma das grandes equipas deste Campeonato. Uma forma muito própria de jogar que lhe deu imensos frutos. Tem o pavilhão mais "terrível" para os adversários por todo o ambiente que consegue criar, e isso certamente também ajudará. Deve ser muito bom ter uma Terra que nos apoia imenso na modalidade que desenvolvemos. Esperamos que para o ano continue com o bom trabalho e de certeza que será um dos candidatos ao título depois de ter ficado por 2 vezes consecutivas em 3º lugar.

Barbus Futsal - Desde que o mister Karika assumiu a equipa, a mesma foi subindo subindo até já não conseguir mais. Foi dos adversários que mais problemas nos colocaram pois têm elementos com imenso valor, alguns jovens muito bons e é um conjunto muito organizado, grande campeonato que realizaram.

Estremoz - Para mim foi uma desilusão, pois estava à espera de mais deste conjunto, mas também sei que existem situações que os clubes não podem controlar e as ausências ás vezes provocam imensas derrotas ao longo do campeonato, contudo na sua máxima força é uma das boas equipas do campeonato.

C. Benfica Vendas Novas - Subiu imenso de produção após a derrota contra a minha equipa, conseguindo mesmo algumas vitórias consecutivas que lhe permitiu ainda chegar ao 6º lugar neste campeonato. Depois do que fizeram na 2ª volta espera-se mais desta equipa para a próxima época.

Bairrense - Uma das boas surpresas do campeonato, para 1º ano de participação fizeram um bom campeonato, para o ano talvez tenha uma palavra a dizer no que aos primeiros lugares dizem respeito.

Ferroviário V. N. - Bom começo de campeonato e era uma dos favoritos ao título final, após a saída de quase todo o seu plantel sénior teve que adaptar-se a jogar com jogadores muito jovens e fizeram o que puderam no que faltou do campeonato.

Nora - Equipa com muita atitude mas que claramente lhe faltavam as soluções e o número de jogadores, acabou por previsivelmente acabar em penúltimo lugar.

Torpedos Cabeção - Equipa que também lhe faltou os jogadores, apresentava-se principalmente nos jogos fora com 6 ou 7 jogadores durante muito tempo, e em casa tinha a "ajuda" dos seus jogadores juniores para resolver alguns problemas que iam apararecendo, contudo fica a prometer imenso para a próxima época.

Melhores Marcadores - Seniores 2011/2012

PP - 33 Golos
David Sezões - 25 Golos
Paulinho - 15 Golos
Pestana - 14 Golos
Marco -10 Golos
Arquinhas - 9 Golos
André - 8 Golos
Metrogos - 8 Golos
B. Carvalho - 2 Golos
Mateus - 2 Golo
Marinho - 1 Golo

 De salientar que esta tabela é só dos golos no Campeonato e não juntamente com os da Taça.

CAMPEONATO DISTRITAL SENIORES - 18ª Jornada

Nora 1 - 5 AAC

Último jogo do Campeonato nesta Época, onde poderíamos ter feito imensos golos, mas voltámos a falhar imenso na finalização. Defrontámos uma equipa que apesar das suas limitações, demonstrou um grande carácter. Jogo que em caso do União falhar, nos poderia dar o título de campeão, mas tal não aconteceu. Falhámos imenso no inicio da época e num momento decisivo da mesma contra o Barbus e esses resultados impediram-nos de ser os campeões, contudo esse nunca foi o objectivo e  todo o trabalho desenvolvido foi meritório, alcançámos em larga escala o objectivo, que eram as 5 primeiras posições. Todo o Plantel está de parabéns e todos os resultados que alcançámos são fruto do seu empenho. Fizemos História no clube, com a melhor classificação de sempre e isso ninguém nos pode tirar.

Aproveitar para desejar os Parabéns e todas as felicidades ao GUS e ao seu "comandante" Pedro Pereira pelo título de Campeões, foram os mais regulares em toda a época e foram premiados por isso. E que para a próxima época, elevem bem alto o distrito de Évora no Futsal nacional.

Jogos comos os que fizemos contra o GUS, o Mora, o Barbus por exemplo só vieram elevar ainda mais o Futsal no distrito e mostrar o seu desenvolvimento extremamente positivo.

Golos: Marco (2), Metrogos (1), Pestana (1) e Sezões (1)

domingo, 15 de abril de 2012

CAMPEONATO DISTRITAL SENIORES - 17ª Jornada

AAC 3 - 0 AJES

Vitória suada mas justa, contra uma das boas equipas do nosso campeonato. Partida intensa e equilibrada, o 3-0 espelha um pouco o que se passou em campo. Na 1ª parte dominámos grande parte da partida, onde nos últimos 10 minutos baixámos um pouco de intensidade, fomos para o intervalo a vencer por 1-0 com um grande golo de João Pestana. Na 2ª parte tivemos mais coesos em todos os momentos da partida e voltámos a falhar imenso na concretização, mas verdade seja dita, tivemos alguma sorte de acabar o jogo com nenhum golo sofrido. Com um David Sezões inspirado na 2ª parte, acabou ele por fazer mais 2 golos.
O objectivo principal foi alcançado, a vitória no jogo, mas outro objectivo foi conseguido também, a invencibilidade em jogos em casa. Podemos-nos orgulhar de ser a única equipa deste campeonato que acaba o mesmo só com vitórias em casa e com números algo impressionantes no nosso terreno, vejamos: em 9 jogos, 9 vitórias, 63 golos marcados (melhor ataque em casa) e 19 sofridos (melhor defesa em casa) onde conseguimos resultados como: 6-1 ao GUS, 6-1 ao Núcleo, 4-0 ao Barbus, 14-3 ao Ferroviário, 11-1 ao Nora só para dar alguns exemplos.

Golos: David Sezões (2), João Pestana (1)

Historicamente assegurámos a melhor classificação de sempre deste clube, o 2º lugar já é nosso, apesar do 1º lugar estar só a 1 ponto faltando 3 pontos para jogar, é muito difícil sermos campeões, para não dizer impossível, porque não dependemos de nós e o União é extremamente favorito para o jogo da última jornada frente à Casa do Benfica de Vendas Novas. Olhando para trás podemos ver que perdemos pontos parvos no caminho até aqui, pontos esses que nos dariam o 1º lugar neste momento, mas temos que estar orgulhosos com aquilo que fizemos, pois criar uma equipa toda ela renovada e fazer o que estamos a fazer é algo que tem imenso valor e isso ninguém nos pode tirar, e estes jogadores bem merecem por tudo o que trabalharam. Seria hipocrisia da minha parte se dissesse que não acredito que ainda podemos ser campeões, é claro que existe uma pontinha de esperança que isso possa acontecer, mas também tenho a plena consciência da dificuldade desse feito. O GUS parte como favorito ao jogo e é obrigado a ganhar para ser campeão, porque nós vamos fazer o nosso papel e vamos ganhar a Borba. Por isso a bola está do lado deles e a pressão também, pois desde que perdemos com o Barbus  já não contávamos estar a disputar o título neste momento.

Deixar aqui uma informação, o atleta PP já não faz parte dos nossos quadros desde o dia 7 de Abril devido a algumas divergências com a Equipa Técnica, aproveitar também para agradecer todo o seu empenho e dedicação em prol da equipa e desejar-lhe as maiores felicidades para o seu futuro.

domingo, 1 de abril de 2012

Melhores Marcadores - Seniores 2011/2012

PP - 33 Golos
David Sezões - 22 Golos
Paulinho - 15 Golos
Pestana - 12 Golos
Arquinhas - 9 Golos
Marco - 8 Golos
André - 8 Golos
Metrogos - 7 Golos
B. Carvalho - 2 Golos
Mateus - 2 Golo
Marinho - 1 Golo

CAMPEONATO DISTRITAL SENIORES - 16ª Jornada

Torpedos Cabeção 3 - 19 AAC

Vitória por números muito expressivos, que valeu essencialmente pelos golos marcados (alguns de belo efeito) e pelo empenho da equipa, que num jogo onde tudo faria prever a vitória, os jogadores não relaxaram e cumpriram. O objectivo principal foi alcançado que passava pela vitória, e outro objectivo foi traçado, conseguirmos ter o melhor marcador do Campeonato, algo que também foi atingido por agora, faltando apenas 2 jornadas para o fim e com o Campeonato praticamente entregue, era importante conseguirmos trabalhar para ter o melhor marcador, veremos se será ou não.

Jogo com pouca História e com um adversário muito frágil, os golos foram aparecendo com toda a naturalidade. De salientar o excelente golo de PP a abrir a 2ª parte, que fez um chapéu ao Gr. adversário do meio campo no pontapé de saída. O jogo serviu também para dar mais minutos a elementos menos utilizados, que responderam muito positivo à chamada. Uma grande exibição de PP, que marcou 9 golos neste jogo e já é o melhor marcador do Campeonato com 33 golos e não nos podemos esquecer que o PP só começa a jogar na jornada 7, curiosamente contra o Cabeção em nossa casa, o que ainda lhe dá mais mérito. Enaltecer também o fantástico trabalho da equipa que ajudou imenso a que este feito fosse conseguido por agora.

Uma palavra aos jogadores do Cabeção, que se bateram muito bem dentro das suas limitações, e que nunca viraram a cara à luta apesar da marcha do marcador.

Golos: PP (9), Sezões (2), Pestana (2), Paulinho (2), Arquinhas (2), André (1) e Hélder (1)